Commons:Esplanada

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Esplanada

em outras línguas:
A página de projeto Esplanada noutras línguas:
English · 🌐
Evangelische Akademie Tutzing - See - Liegestühle 001.jpg


POR FAVOR, SENTE-SE, PEÇA UM CAFEZINHO E SINTA-SE À VONTADE.

Esta página serve para todo o gênero de conversas e perguntas em português sobre a WIKIMEDIA COMMONS.

Se está começando agora na Commons vide os primeiros passos, também pode encontrar respostas em perguntas frequentes

Para discutir problemas sobre licenças pode perguntar abaixo, mas uma boa leitura em licenciamento talvez possa lhe elucidar.


Por favor, ao final da sua mensagem assine utilizando ~~~~ ou clicando no botão Vector toolbar signature button.png

Também escreva sobre o que se trata a mensagem no "sumário" para facilitar visualizações.


Ajuda para usar o Commons[edit]

Carreguei uma única foto no Commons. Trata-se de uma foto do General Edgar Facó com Getúlio Vargas. Essa foto ficou por muito tempo no artigo Edgar Facó. Mas um dia sumiu. Aí vi que havia mensagens de que eu deveria ter feito sei lá qual procedimento que não fiz. Não se tratava de um problema de direito autoral, porque a foto é da década de 1930.

Tenho muitas fotos preciosas do século XX, tanto da política nacional como paulista, e gostaria de pôr tudo isso no Commons, mas preciso de um guia das etapas, para que não venham a ser eliminadas. Obrigada. Betty VH (talk) 18:06, 4 November 2022 (UTC)Reply[reply]

@Betty VH: Basta apôr {{PD-old}} na página de cada imagem. Mas atenção, p.f. leia a documentação para confirmar que se trata de imagem em domínio público por antiguidade. -- Tuválkin 09:28, 24 November 2022 (UTC)Reply[reply]
@Tuvalkin, obrigada. Onde devo pôr isso? Em qualquer lugar da página? Essas fotos que tenho não têm data assinalada, na maior parte, mas são foto das décadas de 1920 até 1950, portanto têm mais de 70 anos, prazo para entrar em domínio público. Betty VH (talk) 00:37, 25 November 2022 (UTC)Reply[reply]
@Betty VH:
  • Atenção: O caso mais habitual é 70 anos após a morte do autor, não após a criação da imagem. (Sim, estas leis do copyright são coisa de doidos.) Pode haver situações específicas que ponham a data de domínio público bem mais cedo, p.ex. obras anónimas, ou obras produzidas para o governo, mas convém ler o que está em COM:BRAZIL; uma das ressalvas em {{PD-Brazil-URAA}} é de especial interesse: «obras fotográficas não consideradas como "criações artísticas" produzidas antes de 20 de junho de 1998»
  • Sim, o {{PD-old}} pode ir em qq lugar da página de cada ficheiro, mas fica mais arrumadinho
    • se for precedido por "=={{int:license-header}}==" numa linha à parte, ou
    • se for o argumento de "| permission =" dentro da predef. {{Information}}.
Boa sorte e bom trabalho! -- Tuválkin 02:14, 25 November 2022 (UTC)Reply[reply]
@Tuvalkin - Obrigada, vou tentar processar (e aprender) tudo isso. Não sei quem são os autores das fotos que tenho. Presumo que estejam mortos há muito tempo... Mas não tenho a menor ideia de quem foram os fotógrafos. Betty VH (talk) 21:16, 28 November 2022 (UTC)Reply[reply]

Seleção Musica Brasilis de Novembro[edit]

thumbl

Olá! Acaba de ser lançada mais uma seleção musical da nossa parceria GLAM-Wiki com o projeto Musica Brasilis. Os compositores da vez são: Alexandre Levy, Aurélio Cavalcanti, Jerônimo de Sousa, Jesuíno do Monte Carmelo, João de Deus de Castro Lobo, Joaquim Callado, Joaquim Manoel da Câmara, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, José Maria Xavier, José Maurício Nunes Garcia, Luís Álvares Pinto, Manoel Dias de Oliveira, Sant'Anna Gomes e Sinhô.

São 210 músicas de época Clássicas e Populares, incluindo Abertura, Canção, Dramático, Hino, Marcha, Mazurca, Missa, Modinha, Moteto, Música de câmara, Polca, Quadrilha, Responsório, Samba, Schottisch, Suíte, Tango e Valsa.

Confira as partituras na categoria Commons da parceria. Boas contribuições! SSoster (WMB) (talk) 17:06, 18 November 2022 (UTC)Reply[reply]

Participe da conversa regional sobre a Carta do Movimento Wikimedia no dia 07/12/2022.[edit]


Olá, Wikimedistas,

O Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC, em inglês) quer ouvir a comunidade sobre as três primeiras seções da Carta do Movimento Wikimedia, recentemente publicadas: Preâmbulo, Valores e Princípios, e Papéis e Responsabilidades (declaração de propósito).

Como participar e comentar?

O Comitê de Redação da Carta do Movimento gostaria de receber comentários em diversas línguas e provenientes de diferentes comunidades e afiliados de todo o movimento Wikimedia. Até o dia 18 de dezembro de 2022 você pode participar das seguintes formas:

  • Juntando-se às conversas comunitárias que contam com a participação do Comitê de Redação da Carta do Movimento. A conversa das comunidades da América Latina e Caribe será no dia 07/12/2022. Confira os detalhes aqui.
  • Respondendo a seguinte enquete (opcional e anônima)
  • Compartilhando seus comentários e sugestões na seguinte página de discussão do Meta.
  • Compartilhando seus seus comentários e sugestões no Fórum da Estratégia do Movimento:
  • Enviando um e-mail para o Comitê de Redação da Carta do Movimento movementcharter@wikimedia.org, caso tenha outro tipo de comentários.

A conversa da consulta comunitária dirigida à América Latina e Caribe, no dia 07 de dezembro de 2022, será no Zoom e facilitada em inglês, com interpretação em português e espanhol. As pessoas participantes poderão se comunicar livremente em uma dessas três línguas. As conversas não serão gravadas, exceto o momento de compartilhamento do grupo geral, que acontecerá após as discussões realizadas nas diferentes salas de apoio (subgrupos). Serão tomadas notas para produzir-se um relatório resumido posteriormente.

Se você quiser saber mais sobre a Carta do Movimento, seus objetivos, por que é importante e como afeta sua comunidade, por favor, assista a gravação dos encontros "Pergunte Qualquer Coisa sobre a Carta do Movimento" que aconteceram no início de novembro de 2022.

Agradecemos sua participação!

Em nome do Comitê de Redação da Carta do Movimento -- Abraços, TCappelletto (WMF) (talk) 13:06, 29 November 2022 (UTC)Reply[reply]


E agora a Esplanada é 60% spam, parabéns. -- Tuválkin 14:43, 29 November 2022 (UTC)Reply[reply]